O Porto do Açu, subsidiário da Prumo Logística, na cidade de São João da Barra, no norte do Rio de Janeiro, recebeu carta náutica emitida pela marinha que libera a operação de seus terminais 1 e 2 na atracação de navios de grande porte.
A publicação da carta estabelece um padrão de desempenho para o porto e chancela mundialmente suas operações. O documento fornece informações chave para as atividades portuárias no local, como profundidade, boias de sinalização determinando canal de acesso, fundeadouros, rosa dos ventos.
Esses dados e instrumentos orientam os comandantes dos navios no processo de atracação da embarcação. Dessa forma, garante-se mais segurança ao tráfego marítimo, aos profissionais e cargas envolvidos.
Agora, o Porto do Açu pode receber navios com calado – dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação, em relação à linha d’água – de até sete metros. Novas medições já estão sendo realizadas para que o porto possa receber embarcações ainda maiores no futuro.