Ícone do site Blog Logística

Por que investir em condomínios logísticos?

Nos últimos anos o Brasil tem visto o crescimento do mercado de condomínios logísticos, impulsionado por grandes problemas enfrentados pelas empresas, especialmente em relação à estocagem e distribuição de produtos. Nesse sentido, os condomínios logísticos despontam como a solução para estes e outros problemas, graças a todo o planejamento que envolve sua construção.

Um estudo de 2013, da fundação Dom Cabral, avaliou as despesas com logística em relação à receita de 126 empresas brasileiras em 2012 e apontou que, para os empresários, a localização dos condomínios logísticos nos grandes centros é a solução para seus problemas.

O estudo revelou, inclusive, quais seriam os maiores custos logísticos no Brasil:

Transporte de longa distância – 38%
Transporte de curta distância – 16%
Armazenagem de produtos – 18%

Mas afinal, por que investir em condomínios logísticos?

Localização
Uma das grandes vantagens em contar com um centro de distribuição localizado estrategicamente, como são os condomínios logísticos, normalmente construídos próximos a grandes vias de acesso, é que eles permitem deslocamentos mais rápidos e demandam menor tempo e custos com transporte de longa e curta distância.

Tempo
Um dos recursos mais escassos nos dias de hoje e, ao mesmo tempo, mais desejados por empresários dos mais diversos segmentos. Com um condomínio logístico sua empresa centraliza suas operações em um único local, planejado para suprir as necessidades diárias na sua atividade, proporcionando um considerável ganho de tempo.

Espaço
Quem investe em um condomínio logístico encontra tudo o que precisa em um só lugar. As empresas deixam de ter seus próprios armazéns, economizando com a compra de terreno e a construção destes armazéns, e passam a buscar espaços compartilhados para suas operações.

Infraestrutura completa
Os condomínios logísticos contam com prédios de apoio, restaurantes, vestiários, estacionamentos, pátio de manobras e serviços de manutenção, como limpeza e jardinagem, assim como portaria, segurança e vigilância por circuito de TV e etc. A vantagem é que os custos dos serviços de manutenção são repartidos entre as empresas que alugam um espaço no condomínio.

Economia
Todos os benefícios listados acima se traduzem em economia e redução de custos. A localização encurta distâncias e despesas, o ganho de tempo impacta em uma gestão mais eficiente do todo, o espaço privilegiado dá celeridade às atividades e gera economia para a empresa e a infraestrutura completa assegura uma produção tranquila e em condições ideais de trabalho.

Porém, para garantir tudo isso é preciso contar com um empreendimento construído por uma empresa séria e bem conceituada no mercado. Só assim sua empresa terá, de fato, redução de custos, maximização do tempo e tranquilidade em operar em um espaço bem planejado, com segurança, infraestrutura e localização estratégica.

Sair da versão mobile