Ícone do site Blog Logística

O redesenho da Malha Logística da sua empresa

A malha logística de uma empresa, de forma bem simplificada, pode ser resumida em sua cadeia de produção, estocagem e distribuição, ou seja, fábricas, centros de distribuição, terminais, fornecedores e clientes, assim como suas conexões. Muitas vezes, redesenhar essa Malha Logística representa ganhos expressivos para as empresas, ainda que muitas nem tenham consciência desse fato.

Embora algumas empresas realizem esse redesenho de tempos em tempos, poucas  possuem real conhecimento sobre a importância dele, mas sua contribuição para a redução dos custos com estoque, transporte e distribuição, assim como para o cumprimento dos prazos, impactando positivamente na percepção do cliente em relação à empresa é enorme.

Assim, essa revisão da Malha Logística deveria ser periódica, pois muitos fatores, como novas tecnologias, expansão das atividades, fusão de empresas e mesmo a competitividade do mercado, interferem em sua utilização.

Um redesenho adequado da Malha Logística promove maior eficiência na empresa para cumprir os prazos estabelecidos, conseguindo lidar com as várias etapas da cadeia de produção e ainda reduzir os gastos e maximizar o tempo e a qualidade nos processos.

O redesenho da Malha Logística deve ser realizado por profissionais que compreendam bem o negócio da empresa e possuam uma ampla visão em relação ao mercado, às ferramentas disponíveis e às novas metodologias e tecnologias.

Selecionamos quatro tópicos básicos que devem ser avaliados para o redesenho da Malha Logística da sua empresa:

1 – Avalie a rede logística atual
2 – Organize sua base de dados da malha logística atual, inclusive os custos
3 – Levante e avalie os custos para as diferentes possibilidades de malha logística
4 – Escolhido o modelo, monitore os resultados trazidos por ele

Sair da versão mobile