No início de julho, foi criada a Food Industry Technology Alliance (FITA – ou Aliança da Tecnologia da Indústria Alimentícia em tradução livre) no Reino Unido. O objetivo da entidade é oferecer consultoria logística, equipamentos e software para providenciar soluções flexíveis em toda a cadeia do segmento.
A FITA é fruto da união das empresas TouchStar Technologie, Proteus Software e LPC International, que pretendem oferecer aos setores ligados à produção de alimentos e bebidas, como processadores, distribuidores, atacadista e varejistas uma opção integral para soluções em logística.
A iniciativa combina os melhores softwares de Supply Chain, com sistemas de gestão de armazém, planejamento de recursos empresariais customizados para o setor, sistemas de agendamento e de criação de rotas com aviso de entrega, todos com possibilidade de transmissão de dados sem fio.
Mesmo com essas definições, a FITA não oferece um produto fechado, permitindo que novas ferramentas sejam incluídas no processo. A aliança representa uma iniciativa interessante para a área de logística, com empresas de diferentes expertises se unindo para oferecer uma solução unificada para um setor específico.
Com as soluções de TI para a logística, a FITA pretende otimizar o funcionamento das cadeias de suprimento, reduzir o desperdício de alimentos, os gastos com combustível e as emissões de carbono, agilizar as entregas, além de aumentar a transparência operacional, otimizar o fluxo de caixa e o crescimento dos negócios.