A temporada da Formula 1 tem 20 etapas durante oito meses. Cada equipe viaja quase 100 mil quilômetros durante a temporada, levando ao menos dois carros e uma carga de 50 toneladas. Todo o material carrega seis cargueiros Boeing 747. É um esforço logístico incrível que mantém todo esse material e centenas de pessoas em trânsito por 200 dias no ano. Continue lendo e conheça um pouco mais sobre a Logística na Formula 1.
A movimentação das equipes começa apenas três horas após o término da etapa. Após o fim da inspeção dos carros ao fim da corrida, realizada pela FIA, os mecânicos desmontam os carros aos mínimos componentes. Motor e caixa de marcha são retirados, assim como as asas traseiras e dianteiras, espelhos e a suspensão. Os chassis têm seu case específico de proteção.
Cada parte tem uma caixa de espuma na qual é guardada e transportada. No entanto, nem sempre essa estrutura é suficiente. Segundo o gerente de suporte da McLaren Alan Field, com toda a tecnologia de ponta, as vezes as equipes apelam para os tradicionais plástico bolha, principalmente para evitar danos em superfícies pintadas.
Normalmente as etapas tem pelo menos 15 dias de diferença, mas a temporada tem quatro provas que acontecem em finais de semana seguidos. Nesses casos, tudo deve estar no próximo circuito dentro de 36 horas para que haja tempo para remontar os carros e as estruturas das equipes antes dos treinos de sexta-feira, início das atividades oficiais de cada etapa.
Em alguns casos, isso exige que as equipes se movam da Malásia para o Barein em poucos dias. A diferença de fuso horário ainda pode ser um fator determinante do tempo necessário para a movimentação das equipes.
Outras situações forçam o trabalho em condições extremas. Em uma das etapas do Japão, em 2014, o circuito de Suzuka foi rota do tufão Phanfone. Isso a uma semana antes do primeiro Grande Prêmio da Rússia, em Sochi. Nesse caso, as equipes trabalharam debaixo de chuvas torrenciais, ventos fortes e visibilidade fraca, o que exigiam grandes cuidados de segurança nas operações.
Além dos carros, as equipes da Formula 1 transportam dezenas de jogos de pneus, mais ou menos 2.500 litros de combustível, 200 litros de óleo de motos e 90 litros de refrigeradores de motor. Tudo isso fora os equipamentos de suporte, computadores e alimentos para toda a equipe.
Normalmente, o processo de desmontagem e separação do material das equipes demora de três a seis horas. Então, todo o material é entregue a transportadora, que realiza a movimentação da carga de todas as equipes com uma frota de setes aviões jumbo. Entre corridas na Europa, o transporte é realizado pelas vias rodoviárias.
Outro desafio são as particularidades de cada país, que podem causar atrasos na entrega do material das equipes. Países como China, Malásia e Singapura toda os alimentos transportados passam por processo de fumigação para controlar a entrada de substâncias ou microrganismos invasivos.
Nem todo o material é enviado pelo ar. As equipes normalmente têm seis conjuntos de equipamentos como cadeiras de escritório e mesas, além de material promocional. Normalmente essa carga é enviada pelo mar, com antecedência.
Mesmo que as equipes tenham material extra, a temporada da Formula 1 exige um planejamento logístico meticuloso e operações eficientes e bem geridas. As escuderias devem estar preparar para o inesperado, como a necessidade de peças de reposição para os carros que ficaram em suas sedes.
Pedidos de última hora podem ser entregues na pista entre 24 e 36 horas. É rápido, mas não deixa de ser irônico em uma categoria que mede milésimos de segundo.
Para você que quer saber um pouco mais sobre este evento, veja também o infográfico produzido pela Log CP, que mostra mais informações sobre a logística envolvida em uma temporada da Formula 1.