Ícone do site Blog Logística

Logística Farmacêutica: confira 4 dicas para otimizar processos e garantir a satisfação do cliente!

Quem lida com o gerenciamento de uma farmácia sabe como são comuns os problemas com a atualização do estoque de medicamentos e de materiais. Afinal, quando não há sincronia com o processo de vendas e entrega, nem segurança para o estoque, fica difícil prever o que o seu negócio precisa e o quão urgente é essa demanda.

Contar com uma boa logística pode ser um diferencial para a sua farmácia ser bem-sucedida no atendimento ao cliente. Quer saber como resolver os problemas de logística farmacêutica do seu negócio? Então confira agora as 4 dicas que separamos para eliminar os contratempos e garantir um estoque sempre pronto e organizado!

1. Sincronize os procedimentos

É muito comum que os funcionários da farmácia deixem de atualizar os estoques no momento em que o produto chega e no momento em que ele sai. Por isso, opte por sistemas que integrem os processos e impeçam que outros procedimentos importantes sejam realizados sem que seja feita a atualização simultânea, como:

2. Acompanhe o fluxo na transportadora

Remédios e materiais podem ser danificados durante a viagem. Por isso, faça sempre o acompanhamento dos materiais quando estes forem entregues. Não se esqueça de garantir que a entrada no estoque seja compatível com os produtos que foram entregues em estado consumível.

Aqui, é importante não “compromissar” a encomenda antes que ela chegue, pois isso pode gerar contratempos se a transportadora trouxer produtos trocados, vencidos ou avariados. Se puder escolher, busque transportadoras que tenham boa referência em logística e possuam pelo menos um case de sucesso nessa área. Isso minimizará consideravelmente a possibilidade de imprevistos com a mercadoria.

3. Inclua a segurança na logística farmacêutica

Em algumas farmácias, é comum remédios e materiais desaparecerem “misteriosamente”. Geralmente, o objetivo é o consumo próprio, a venda no mercado ilegal ou a utilização indevida.

Para evitar esses casos, garanta sempre a segurança dos seus produtos com um espaço adequado e exclusivo para o estoque. De preferência, com um galpão específico para que seus produtos fiquem em segurança, que permita o acesso apenas do pessoal autorizado e, de preferência, de confiança.

4. Estude a sua logística

Quanto aos serviços de entrega, analise a sua viabilidade para a farmácia. Lembre-se de que essa prestação de serviços requer ainda mais controle do estoque, além do gasto com combustível e motoboys. Nesse caso, é sempre importante investir em sistemas gerenciais, para evitar transtornos futuros.

Por último, sobre a implantação de um sistema para gerenciar custos, opte por um que ofereça praticidade, seja fácil de operar, possa ser administrado pela internet e que seja compatível com o seu porte.

Como você viu, a logística farmacêutica é fundamental para manter o controle do estoque e garantir que os seus clientes sejam sempre bem atendidos quando buscarem por algum produto. Se a sua farmácia faz parte de alguma clínica ou consultório, esse controle é ainda mais importante: assim, quando forem receitados os remédios, os médicos terão certeza de que o paciente irá encontrá-los na sua farmácia.

Quer saber mais sobre a otimização da logística farmacêutica para o seu estabelecimento? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades e dicas que irão revolucionar seu controle de estoque!

Sair da versão mobile