Ícone do site Blog Logística

A Logística da Páscoa


Garantir um domingo de Páscoa recheado de delícias para sua família exige muitos esforços integrados das empresas fabricantes de chocolates e ovos de Páscoa, assim como das empresas responsáveis por sua distribuição pelo país. Entenda um pouco melhor a logística da Páscoa.

Para se ter uma ideia, produzir, transportar, armazenar e até mesmo expor os chocolates para a comercialização constituem tarefas extremamente desafiadoras. As temperaturas em um ou outro estado, por si só, já requerem a aplicação de um projeto logístico adequado para garantir a integridade dos ovos de páscoa.

Esse cuidado começa já na estocagem dos fabricantes, que precisam contar com armazéns climatizados e veículos adequados e em perfeitas condições para transportar este tipo de produto. Uma falha no sistema de refrigeração seria catastrófica e geraria enorme prejuízo.

A forma de condicionar os produtos recebidos também exige atenção. O comprador deve agilizar a descarga e a conferência das mercadorias, além de garantir seu armazenamento em local adequado, atento a temperatura do ambiente e até mesmo a questões higiênicas e controle de pragas e roedores.

Depois de toda essa aplicação da logística, ainda tem o desafio de começar a vender os produtos nas lojas. Lidar com os produtos ali é algo que requer extremo cuidado. Não é por acaso que os ovos ficam no alto nas grandes lojas, isso é uma estratégia para evitar que sejam quebrados por pessoas que tem mania de ficarem apertando as embalagens. Por outro lado, se forem colocados alto demais, o consumidor pode desistir de levá-los por não alcançá-los. Complicado, não?

Fim de Páscoa, hora da logística reversa. Depois que a Páscoa se encerra é preciso escoar os produtos, mas em alguns casos é necessário retornar com produtos até mesmo para as empresas que os forneceram. Em muitos casos não há o que se fazer e os produtos restantes são descartados.

Vale lembrar que a logística e o planejamento no Brasil são muito complexos, em parte pelas características do brasileiro, que costuma deixar pra comprar em cima da hora, fazendo com que as empresas tenham que se adequar a essa realidade. Em volume de vendas temos a maior Páscoa do mundo, pois por aqui o costume é dar e receber ovos de Páscoa, o que torna ainda mais importante e rentável garantir a sua distribuição.

Portanto, o esforço é realmente grande, mas lembre-se de manter a magia das crianças na manhã de Páscoa e deixe-as pensar que o Coelhinho cuida de tudo, pois assim, até o chocolate fica muito mais gostoso.

O Blog Logística deseja a todos uma linda Páscoa.

Sair da versão mobile