Ícone do site Blog Logística

Infraestrutura logística brasileira: o que precisa melhorar?

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, possuindo um largo litoral e extensos rios. No entanto, o país ainda fica bastante atrás nos indicadores quando o assunto é rede de transportes.

Rodovias em estado deplorável e malha ferroviária, portos e hidrovias insuficientes são grandes entraves para alavancar a produtividade da economia nacional.

Para alcançar as grandes potências mundiais, a infraestrutura logística brasileira tem um grande desafio pela frente. Mas você sabe o que é preciso melhorar?

Confira agora os principais pontos:

Pouca diversificação

A distribuição da matriz de transportes brasileira é pouco diversificada. O modal rodoviário predomina com pouco mais de 60% do que é transportado no país, fator que gera grande demanda para as transportadoras, mas, por outro lado, cria uma dependência com as rodovias.

Países de dimensões semelhantes, como Estados Unidos, China e Rússia, têm uma diversidade e um equilíbrio maior na matriz. Além disso, priorizam o transporte ferroviário, além de terem investido mais do que o Brasil em infraestrutura logística nos últimos anos.

Encarecimento dos produtos

As dificuldades para realizar um transporte e um escoamento eficiente no Brasil, devido a infraestrutura logística estar aquém da capacidade produtiva do país, interfere no valor dos custos de produção. A situação é pior em áreas que estão mais afastadas dos grandes centros econômicos do país, mas que apresentam alta produtividade, como o Centro-Oeste.

O frete é elevado, as taxas cobradas também e, consequentemente, encarecem o produto quando ele chega à mão do consumidor. Isso tem feito o Brasil perder boas oportunidades de expandir seus negócios em nível mundial.

Aumento nos investimentos

Uma das soluções para melhorar a infraestrutura logística brasileira passa necessariamente por investimentos — que são tímidos, mesmo com as concessões de trechos de rodovias, ferrovias e portos feitas pelo governo federal nos últimos anos.

O Brasil perde em extensão e qualidade em vários modais para seus concorrentes diretos no mercado internacional, como Rússia, Índia e China. Até mesmo na América do Sul, Chile e Colômbia destinam quantias maiores do Produto Interno Bruto para incrementar os transportes.

Agilidade nas obras

Por mais que existam autorizações para a realização de obras na rede de transporte brasileira — como obras incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por exemplo —, diversos trâmites prolongam a expansão e a melhoria dos modais, bem como a respectiva integração e complementariedade entre eles.

Em alguns casos, falta licenciamento ambiental para a abertura de novos trechos; em outros, os recursos são insuficientes. O resultado é um atraso na conclusão das obras e um aumento significativo do valor inicial previsto para a execução dos trabalhos.

Diminuição na burocracia

Além das melhorias essenciais a serem feitas na infraestrutura de transportes, outro problema que necessita de melhorias na logística nacional diz respeito à burocracia para a liberação de mercadorias e produtos, principalmente nos terminais de aeroportos de carga.

O alto grau de burocratização para a realização de entregas de produtos com alto valor agregado é extremamente demorado no Brasil. Segundo um estudo do ano de 2013 feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o tempo gasto no país chega a até 175 horas, enquanto na China é de aproximadamente quatro horas.

Minimizando problemas

O uso de galpões logísticos para a criação de centros de distribuição tem contribuído para diminuir o deslocamento de cargas e economizar com custos de operação e de manutenção por parte das empresas.

A proximidade com o mercado consumidor e o emprego de investimentos menores é uma estratégia que tem se tornado interessante no cenário da infraestrutura logística brasileira.

Gostou deste post? Então aproveite para conhecer algumas dicas para um controle de estoque eficiente!

Sair da versão mobile