Os almoxarifados modernos podem ser, por exemplo, controlados climaticamente por computador, garantindo maior preservação dos produtos acomodados neles. São locais que concentram atividades de recebimento, armazenagem, expedição e distribuição de materiais e onde a organização é imprescindível para facilitar as atividades diárias e manter o fluxo ágil de mercadorias e documentação, o que configura, para muitas empresas, um grande desafio.
Porém, buscar mecanismos que favoreçam essa organização significa melhor uso do tempo, redução dos custos e aumento da competitividade, objetivos que costumam gerar muitos gastos para as empresas que buscam metodologias, tecnologias e profissionais qualificados para alcançá-los.
Essa sonhada organização será determinante para a competitividade da empresa, pois favorece o bom atendimento, o cumprimento dos prazos e, consequentemente, sua boa reputação no mercado, fidelizando um número cada vez maior de clientes satisfeitos.
O controle eficiente
Um controle ineficiente dos almoxarifados gera prejuízos enormes para a empresa. Nada pior que desperdiçar recursos com produtos esquecidos no estoque e que acabam estragando. A própria reposição de materiais passa a ter um acompanhamento mais adequado, poupando recursos ao evitar compras desnecessárias, assim como garante que nada falte na hora da produção.
A importância do almoxarife
Bons profissionais para gerenciarem os almoxarifados são um grande diferencial, pois é tarefa do almoxarife mantê-los em pleno funcionamento e bem organizados, observando fatores como padronização, critérios adequados de acondicionamento, registro, controle da documentação e localização de produtos e mercadorias, entre outros.
Porém, além de profissionais qualificados, as empresas precisam investir em tecnologia, em softwares de gerenciamento e administração de estoque nos almoxarifados, pois dar a devida atenção a esse setor é assegurar para a empresa economia e, principalmente, ganho de tempo, um recurso cada vez mais precioso nos dias de hoje.
Os almoxarifados são fatores estratégicos na cadeia logística e por isso é importante investir na estrutura tecnológica destes locais. Além disso, algumas boas práticas de operações logísticas podem — e devem — ser adotadas para a melhoria do setor.