No dia 12 de maio, a presidente Dilma Roussef afirmou que o governo pode anunciar um novo programa de concessão para a área da logística. Segundo Dilma, o governo está finalizando o programa, negociando com as empresas do setor para prospectar os interesses e finalizando as possíveis formas de financiamento.
Dilma afirma que o pacote de concessões passa por avaliações muito minuciosas a respeito do que conceder ou não. Há coisas que não se consegue conceder porque o custo de tarifação será muito alto”, afirmou a presidente em entrevista à imprensa após reunião com o Comitê Organizador da Olimpíada de 2016, na capital fluminense.
Além das concessões para a logística, o governo deve lançar um programa para a energia elétrica e o Minha Casa, Minha Vida 3. O governo federal ainda conta com o Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em 2012 com uma série de projetos para o desenvolvimento do sistema de transportes brasileiros que prevê investimentos de até R$ 240 bi.
Na ocasião, a presidente ainda defendeu a aprovação do ajuste fiscal encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional, que, segundo ela, deve ter um impacto positivo em diversas áreas. “Vamos poder fazer mais quanto mais o ajuste fiscal se aproximar daquilo que nós enviamos”, afirmou.
Ainda não se sabe se o novo programa terá algum tipo de integração com o PIL.