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Como a tecnologia auxilia na gestão dos pontos de distribuição?

Realizar uma boa gestão dos pontos de distribuição permite que o gestor conquiste um total controle sobre as entregas e ainda viabiliza que realize o seu planejamento de maneira muito mais efetiva.

Mas vale dizer que a tarefa é complexa e exige os recursos certos. Felizmente, a tecnologia está cada vez mais presente e contribui incrivelmente para obter resultados satisfatórios.

Quer potencializar seu controle e monitoramento dos pontos de distribuição? Veja, a seguir, como a tecnologia pode ajudar nesse tipo de gestão!

A malha logística fica otimizada

Com o uso da tecnologia, há maior visibilidade a respeito de todos os processos logísticos. Dá para determinar a melhor rota para fazer uma entrega, assim como identificar onde está cada pedido.

Isso facilita o rearranjo de transporte, garantindo que os pontos de distribuição recebam os produtos necessários para cumprir com as encomendas.

A grande vantagem da tecnologia é que ela permite que tudo isso seja feito de maneira automatizada e confiável. Com isso, dá para diminuir filas de chegada e saída de veículos ou erros ligados a produtos que vão para os pontos errados.

O controle fiscal é favorecido

Outro grande desafio de um processo logístico eficaz diz respeito ao controle fiscal. É necessário fazer a emissão de documentos, como a nota fiscal eletrônica (NF-e) e o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Este último, inclusive, deve ser levado no transporte.

Executar essas tarefas de maneira incorreta leva a multas, irregularidades e situações que podem comprometer a entrega. Um caminhão que é parado pela fiscalização e que não possui o CT-e pode ter a mercadoria apreendida, levando a prejuízos e atrasando a entrega.

Com o uso da tecnologia, por outro lado, essas questões são contornadas, já que é mais fácil emitir e controlar documentos fiscais.

A gestão dos pontos de distribuição se torna mais eficiente

De uma forma geral, toda a gestão de pontos de distribuição ganha eficiência quando a tecnologia é utilizada. Em primeiro lugar, a organização é favorecida, de modo que tudo pode ser planejado para que haja entregas efetivas.

Inclusive, um nível maior de organização é capaz de auxiliar na tarefa de realizar o agendamento de coletas — na logística reversa — ou de entregas.

O acompanhamento de resultados, por sua vez, permite que a gestão logística acompanhe de perto o nível de entregas realizadas da maneira correta, a taxa de atrasos e assim por diante. Com isso, é possível agir nos pontos certos, contribuindo para a eficiência.

Os custos se tornam menores

Se menos erros acontecem e se o processo se torna eficiente, o resultado natural é a diminuição de custos. O fato é que separar, enviar e entregar produtos a partir dos pontos de distribuição fica mais barato com o uso da tecnologia.

Além de diminuir o tempo necessário para realizar tarefas, os erros e prejuízos são menores, assim como a necessidade de pessoal. Os funcionários, por sua vez, podem se dedicar a tarefas de maior importância, garantindo um aumento progressivo de qualidade e, também, de diferenciação.

O uso da tecnologia na gestão de pontos de distribuição é importante, necessário e ajuda na diferenciação. Ao reconhecer essa importância, fica mais fácil aproveitar seus benefícios.

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Este artigo foi produzido pela E-sales em parceria com a Log CP.

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