Ícone do site Blog Logística

Gestão de frete: maneiras de torná-la mais eficiente

Fazer uma gestão de frete adequada é fundamental para conseguir mais eficiência no transporte e, ao mesmo tempo, conseguir melhores resultados financeiros. Para que isso se torne possível, é necessário tomar alguns cuidados básicos.

Além do cálculo correto do frete, algumas medidas podem — e devem — ser adotadas para otimizar essa administração. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja as dicas que separamos para você!

Como o cálculo de frete deve ser realizado?

O primeiro passo para conseguir bons resultados na gestão de frete é começando pelo cálculo do custo que será repassado aos clientes. Se alguma variável é negligenciada, existe uma chance muito grande de que se terá prejuízos.

Entre os principais pontos que influenciam no valor do frete, estão:

Quais medidas podem ser adotadas para otimizar a gestão de frete?

Existem diversos meios de implantar melhorias na rotina de administração de fretes. Entre eles, podemos citar:

Planejamento de rotas

A maior parte do custo de um frete está ligado ao gasto com combustível. Para reduzir esse valor e ainda otimizar as rotinas de entregas, é necessário adotar o planejamento de rotas.

Por meio dele, os percursos são aprimorados, o que possibilita realizar mais entregas com um gasto operacional menor. Além disso, essa prática ajuda a aumentar a satisfação dos clientes, já que as entregas passam a ser feitas de maneira mais ágil.

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho — também chamados de KPI’s — permitem que o gestor identifique a eficiência dos seus processos. Por meio deles, consegue-se saber se a aplicação dos recursos empresariais é suficiente para alcançar os objetivos.

Alguns indicadores que podem ser acompanhados são:

Investimento em tecnologia

A tecnologia tem se tornado cada vez mais indispensável para uma boa gestão. Com ela, as atividades são automatizadas, garantindo maior agilidade, produtividade, segurança e confiabilidade das informações.

Um sistema voltado para o transporte ajuda no monitoramento das entregas, acompanhamento de ocorrências, auditorias de pré-fatura, liberação de faturas para pagamento, entre outras coisas.

Locação de galpões

A locação de galpões é uma excelente estratégia para otimizar a gestão de fretes, principalmente no que diz respeito à localização dos Centros de Distribuição (CDs). Isso permite que a proximidade com os clientes seja maior.

Isso também faz com que os custos e os prazo de entrega sejam consideravelmente menores, o que é ainda mais relevante quando se trata de empresas de médio e grande porte, que possuem operações com maior abrangência.

Por que é importante fazer uma boa gestão?

Com uma boa gestão de frete os custos operacionais são reduzidos, o que ajuda a aumentar a lucratividade do negócio e, por consequência, sua vantagem competitiva.

Além disso, a rotina de entregas também é aprimorada, fazendo com que os veículos sejam melhor aproveitados e que as entregas possam ser feitas com maior frequência — garantindo maior satisfação dos clientes.

Como você pode ver, garantir uma gestão de frete eficiente proporciona benefícios para a empresa como um todo, não somente para os aspectos operacionais que envolve o transporte e o cálculo do valor das entregas.

O que achou desse artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco e confira agora as 6 principais vantagens de investir em uma plataforma de gestão de frete!

Sair da versão mobile