Ícone do site Blog Logística

Exemplo de logística: Netshoes

A Netshoes é o sexto maior grupo de e-commerce no Brasil, dominando o segmento de artigos esportivos. Se um dos principais desafios do comércio eletrônico brasileiro é a relação com o frete grátis, a Netshoes é um caso à parte.

Um dos objetivos da marca é conscientizar seus clientes a respeito do valor dos serviços oferecidos. “A intenção é que o consumidor veja o frete como um valor agregado e pague por ele. A entrega no mesmo dia custa o mesmo que o estacionamento de um shopping center numa grande capital”, diz Graciela Tanaka, diretora de operações da Netshoes.

Desde 2012, os custos das entregas da Netshoes caíram cerca de 50%. Em comparação, outras grandes do e-commerce nacional enfrentam prejuízos nos últimos anos. Até mesmo a Amazon mesmo teve um crescimento de 37% nos custos de frete em 2015.

Ampliação de estrutura

A empresa ampliou sua estrutura por meio de um novo centro de distribuição na cidade de Extrema (MG), a 500 km de Belo Horizonte. Próxima a à Rodovia Fernão Dias, a estrutura tem fácil acesso a aeroportos e deve empregar 150 pessoas.

A Netshoes utiliza uma estrutura logística própria, com processos simples. Assim, ela consegue preparar os pedidos em até duas horas após a aprovação do pagamento. A empresa também conta com outros três centros de distribuição: dois em São Paulo (Barueri e Itapevi) e um no Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes).

O novo CD é responsável pela personalização de produtos como camisas de times, bonés, chuteiras, mochilas, luvas de goleiro e outros.

Somente o transporte é terceirizado, mas o e-commerce mantem uma forte proximidade com os fornecedores.

Provedora logística

E se a logística era parte do fluxo operacional do e-commerce, agora ela faz parte da cartela de serviços oficialmente prestados pela Netshoes.

A empresa fechou um acordo para coordenar a operação logística de empresa de suplementos alimentares Midway Labs. A Netshoes será responsável pela distribuição de mais de 150 produtos da empresa americana nos próximos cinco anos.

A Midway usará três dos centros de distribuição da Netshoes. Além dos serviços logísticos, a loja terá exclusividade na distribuição da Military Trail, linha de produtos da Midway fabricada nos Estados Unidos.

Os revendedores dos suplementos da marca ainda devem contatar diretamente a fabricante, que acionará a área de B2B do Grupo Netshoes, que dará prosseguimento no processo.

Após consolidação dos pedidos, o e-commerce coordenará toda a logística do processo em parceria comas fábricas da Midway. Assim, a Netshoes será responsável pelos processos de solicitação, armazenagem em Centros de Distribuição, e direcionamento para os pontos de venda.

O acordo também pode ser expandido para Argentina e México, onde o Grupo Netshoes também atua. Inicialmente, o suporte logístico atenderá às fábricas nos Estados Unidos e à unidade brasileira da Midway Labs, em Anápolis (GO).

Netshoes

A empresa foi criada em 2000 como uma rede de lojas físicas. Em 2007, a empresa se voltou totalmente para o varejo online. A empresa conta como sócios o funcho de investimento Tiger Global. O faturamento em 2014 foi de R$ 1,2 bilhão.

Com mais de 2 mil colaboradores, o Grupo opera mais 20 e-commerces na América Latina e recebe uma média superior a 50 milhões de visitantes únicos por mês. A Netshoes é responsável pela operação das lojas oficiais de NBA, NFL, UFC e clubes de futebol como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, River Plate, Chivas, América do México, entre outros.

Sair da versão mobile