Ícone do site Blog Logística

Exemplo de logística: Copa do Mundo de Rúgbi

A Copa do Mundo de Rúgbi de 2015 acontece de 18 de setembro a 31 de outubro. Apesar de não ser um esporte muito popular no Brasil, se trata de uma das maiores competições esportivas do mundo! Essa edição do evento acontece na Inglaterra e, claro, exigiu um grande esforço logístico para sua realização.

Os jogos da competição estão sendo realizados em 12 estádios na Inglaterra e um no País de Gales (Cardiff). Para tal, a DHL, provedora de serviços logísticos para o torneio, realizará a 192 movimentações de equipamento das equipes. No total, serão movimentadas 300 bolas oficiais e 20 conjuntos de traves.

São 20 nações participantes da Copa do Mundo de Rúgbi. Durante todo o evento, a DHL vai transportar mais de 48 toneladas de equipamentos, que incluem kits de uniformes, equipamentos de treino como scrum machines, tackle bags e ice bags, pequenas piscinas de gelo nos quais os jogadores descansam após as partidas.

A empresa ainda é responsável pela infraestrutura dos estádios, entrega dos testes de doping aos laboratórios responsáveis e distribuição internacional dos ingressos. Do total de 2,4 milhões de ingressos vendidos, a DHL entregou mais de 400 mil em 160 países.

O planejamento logístico para a competição começou há mais de dois anos. As 48 toneladas de equipamentos serão transportadas pela frota de 26 caminhões que percorrerão um total 88.700 quilômetros durante toda Copa do Mundo de Rúgbi.

Os equipamentos de treino serão entregues aos 38 centros de treinamento, e incluem 2.140 garrafas de bebidas isotônicas, 1.750 coletes, 1.200 cones, 560 uniformes para treino de tackle (agarrão defensivo do esporte), 307 hit shields (escudos de impacto), 196 tackle bags (saco de treino de tackles) e 20 scrum machines (máquina onde os jogadores treinam a formação scrum, na qual ficam abaixados em grupo para os times disputarem a posse da bola).

Sair da versão mobile