A gestão de estoque é uma rotina da logística pensada com o objetivo de aprimorar resultados e tornar o setor cada vez mais eficiente. Para isso, é necessário planejar alguns pontos essenciais, e um deles é o layout de armazém.
No artigo de hoje, explicaremos o que é isso, qual é a importância de manter sua organização e quais são as características de um bom modelo de layout. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é o layout de armazém?
O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível.
Nesse esquema, considera-se questões como otimização de espaço, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores que explicaremos a seguir.
Por que é importante planejá-lo com cuidado?
Como dissemos ali em cima, um bom layout de armazém ajuda a aprimorar os resultados logísticos. Quando o planejamento é bem estruturado, ele proporciona importantes benefícios para a área, como:
Melhor aproveitamento do espaço
Uma boa organização do layout faz com que o espaço seja aproveitado da melhor maneira possível. Assim, é possível armazenar mais itens utilizando o mesmo ambiente.
Movimentação eficiente
Os corredores devem ser projetados para garantir uma boa movimentação de pessoas, máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que não comprometem a área que é destinada ao estoque.
Aumento da produtividade
Outra grande vantagem de se investir na organização do layout é conseguir aumentar os níveis de produtividade. Afinal, os itens passam a ser organizados seguindo uma lógica mais eficaz — que explicaremos a seguir.
Quais são as características de um bom layout?
Para criar um bom layout, existem alguns pontos que precisam ser observados. Os principais são:
Giro dos materiais
Um dos objetivos de organizar o layout de armazém é facilitar o processo de separação (picking) dos produtos, tornando-o mais ágil e alinhado.
Assim, o ideal é armazenar os itens que possuem maior saída (giro alto) em uma área mais próxima da expedição — diminuindo a distância percorrida — e em uma altura mais fácil de alcançar — facilitando a identificação.
Já os materiais menos populares (de baixo giro) podem ficar localizados em uma área mais afastada e em alocações superiores, já que não são requeridos com tanta frequência.
Armazenamento por grupos
Outro ponto importante relacionado à facilidade de encontrar os itens é a organização por meio de grupos de produtos. Ou seja, o ideal é criar categorias e agrupá-las dentro do estoque, facilitando o processo de entrada e saída.
Tamanho dos materiais
O tamanho das mercadorias também deve ser levado em consideração, já que isso influencia diretamente no aproveitamento de espaço. Se uma grande área é destinada a itens pequenos, por exemplo, haverá desperdício.
Características dos produtos
Dependendo dos itens que são armazenados, existem necessidades especiais ligadas à temperatura, ventilação e umidade, entre outras. Esse também é um aspecto que precisa ser considerado no planejamento de um layout de armazém, pois tudo isso ajuda a garantir a integridade dos materiais.
Eficiência do espaço
O espaço também deve ser pensado de acordo com a acessibilidade para facilitar a movimentação de equipamentos. O objetivo é sempre conseguir melhorar a produtividade, ao mesmo tempo em que se otimiza a gestão do estoque.
Como você pode ver, o layout do armazém é fundamental para o sucesso da logística. Para que isso se torne possível, porém, é necessário fazer um planejamento mais organizado e, principalmente, escolher galpão que tenha uma estrutura adequada para armazenar os produtos.
E você, quer saber mais sobre outros temas relacionados à logística de estoque? Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: estamos no Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter!