Ícone do site Blog Logística

Dicas para embalagem e transporte de eletrônicos

Os processos de manuseio e embalagem são partes essenciais do processo logístico de transporte de produtos. Como os veículos estão sujeitos a uma série de condições adversas, imprevistas ou não, é importante que a operadora tome os devidos cuidados para garantir segurança às entregas, garantindo satisfação do cliente. E se tratando de produtos eletrônicos, geralmente de alto valor, as condições com embalagem e transporte são bem específicas.

A FedEx, uma das principais operadoras de logística do mundo, tem um manual para a correta embalagem e preparo para a entrega de produtos eletrônicos. Elencamos as principais dicas para você garantir um serviço de entrega de qualidade para os seus clientes. Confira!

Transporte o produto na embalagem oficial

Normalmente, a embalagem original é construída apropriadamente para o transporte do produto. Ela pode ser fragilizada após o reuso, então reforçar a proteção da embalagem original com uma maior é ainda mais necessária.

É importante que a embalagem tenha um material para amortecer os movimentos do transporte, como plástico bolha ou “amendoins de isopor“. Papel amassado não é aconselhável. A embalagem interna deve ser cercada de cerca de sete centímetros de material para amortecimento em todos os seus lados. Como proteção, é aconselhado utilizar três camadas de fita nas bordas da embalagem.

Transporte sem a embalagem original

Caso a embalagem original não esteja disponível, a Fedex recomenda três diferentes métodos.

Usar plástico bolha

Sem a embalagem original, a FedEx recomenda que o computador ou acessório eletrônico seja completamente envolto de 3 a 4 polegadas (entre 7 e 10 centímetros, aproximadamente). O item deve ser colocado em uma caixa apropriada. Os acessórios restantes podem ser colocados nos espaços livres, mas também devem ser protegidos pelo plástico bolha. Caso não haja espaço, devem ser enviados em outra caixa.

Como sempre, reforçar a dobras e aberturas da caixa com camadas múltiplas de fita adesiva.

Usar loosefill peanuts (amendoins de isopor)

Como esse método permite que o produto se acomode no fundo da caixa, é importante utilizar uma segunda caixa interna para evitar isso. Dentro da primeira, utilizar 2 polegadas (pouco mais de 5 centímetros) dos pedaços de isopor entre produto e bordas. Ao inserir a primeira caixa na maior, o ideal é que a presença de 3 polegadas do isopor entre cada lado das duas.

Nesse método, o eletrônico deve ser colocado em uma sacola plástica para evitar que os amendoins de isopor entrem em contato. Acessórios com cabos de energia e periféricos devem ser alocadas em outro plástico, para evitar o contato direto.

Nesse processo, todas caixas devem ser seladas com as três camadas de fita adesiva.

Espuma nas pontas da embalagem

Dessa forma, o eletrônico é posicionado com os devidos itens para amortecimento em uma caixa que conta com espumas para amortecer suas oito pontas. Essa caixa, com a estrutura de amortecimento, deve ser colocada em uma embalagem externa maior com as dimensões exatas para que o produto não se mexa.

Transporte de notebooks na embalagem da FedEx

A FedEx desenvolveu uma embalagem específica para o transporte de notebooks. O computador deve ser colocado em um plástico e cercado por cima e embaixo pela espuma disponível na embalagem. Ajuste a espuma interna da embalagem para assegurar que o eletrônico está firmemente posicionado. Sele as bordas do pacote com fita adesiva.

Notebooks têm baterias de íon de lítio, que são consideradas bens sensíveis pela Associação Internação de Transporte Aéreo (IATA) e contam com regulações específicas de transporte. Consulte essas regulações antes de enviar um aparelho com bateria do tipo.

Para mais informações sobre como embalar corretamente produtos eletrônicos para transporte, acesse http://images.fedex.com/us/services/pdf/packaging/Computer_fxcom.pdf

Sair da versão mobile