Ícone do site Blog Logística

10 dicas para a redução de custos logísticos

A logística é um fator essencial para o sucesso de uma empresa. Para trabalhar a favor do negócio, ela deve ser bem planejada, executada e controlada — práticas que implicam em alguns gastos que podem preocupar os responsáveis pela gestão organizacional.

Felizmente, existem algumas medidas podem auxiliar na redução de custos logísticos em seu negócio, seja ele uma empresa física ou um e-commerce. No artigo de hoje, separamos 10 dicas que podem contribuir para alcançar essa diminuição! Vamos conhecê-las?

1. Conheça seus custos logísticos

O primeiro passo é medir seus custos logísticos. A logística abrange as seguintes atividades: armazenagem, movimentação de materiais, estoque e transporte. É extremamente necessário conhecer quais são estes gastos, pois isso exerce uma grande ajuda na tomada de decisões.

Dessa forma, pode-se realizar um comparativo de custos x orçamento, que ajuda a identificar em quais categorias os dispêndios estão maiores do que o adequado, quais pontos precisam de atenção e como direcionar as ações de redução. Além disso, a definição de metas torna-se mais eficaz, facilitando o acompanhamento dos resultados.

2. Racionalize suas rotinas de entrega

Utilize um bom sistema, como um software, para gerenciar o tráfego dos itens. Isso evita a ocorrência de diversos erros que resultam em gastos, como despachar separadamente produtos que fazem parte da mesma compra ou enviar pedidos trocados, por exemplo.

Além disso, a utilização de uma ferramenta voltada para a elaboração de rotas pode ajudar a encontrar e definir quais são os percursos mais eficientes para as entregas, considerando o volume das cargas, os pontos de distribuição, o gasto de combustível, entre outras variáveis.

3. Estabeleça contato com diversas transportadoras

É recomendado possuir variadas opções de transportadoras para não depender dos preços e condições de apenas uma. Isso permite que se negocie preços melhores, regiões de entrega mais interessantes e maior flexibilidade no volume de cargas e remessas.

Possibilita também um melhor atendimento das necessidades do cliente, com variadas condições de frete e preços mais atrativos. Vale ressaltar que em um e-commerce essa variedade de prazos e preços pode ser fundamental para o fechamento de uma venda — ou gerar abandono do carrinho.

4. Utilize formas de entrega alternativas

Dependendo das circunstâncias de entrega, como produtos de menor volume, torna-se mais lucrativo realizar o frete por meio de um modal alternativo. Existem diversas opções: carros menores (como Fiorino), motos e, inclusive, bikes! Optar por meios alternativos pode ser uma maneira inteligente de reduzir os custos logísticos.

5. Adote a tecnologia em seu favor

A tecnologia existe para facilitar nosso dia a dia. Nas empresas, isso não é diferente, muito menos no setor de logística. Investir em soluções tecnológicas pode trazer diversos benefícios, como agilidade nas entregas, redução de desperdícios, melhorias nos produtos e, é claro, redução de custos logísticos.

Existem diversas soluções que podem ajudar a aprimorar a gestão logística e a diminuir os gastos. Veja algumas.

ERP

Não é um sistema especificamente voltado para a gestão logística, mas sim para a gestão integrada da empresa. No entanto, ele contribui para melhorias à medida que faz a troca automática de informações, melhora a comunicação, automatiza os processos (reduzindo o risco de erros) e aumenta a produtividade.

Por meio dele, a logística pode monitorar constantemente o volume de vendas, por exemplo, podendo equilibrar os níveis de estoque e dimensionar corretamente a necessidade de veículos para entrega — aumentando a eficiência do setor.

WMS

O WMS é um sistema voltado para o controle de rotinas dentro do estoque. Por meio dele, controla-se processos como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, inventário de materiais e expedição.

TMS

Já o TMS é uma ferramenta voltada para a gestão de transporte. Entre as funcionalidades que podem ser oferecidas estão a consolidação de cargas, monitoramento das entregas, gestão de ocorrências e auditoria de faturas, além do roteirizador, que também ajuda a reduzir os custos, como citado anteriormente.

6. Monitore as contratações de frete

Depois do planejamento e da execução, uma etapa muito relevante é o controle. Só assim é possível identificar o que está dando certo, as falhas, os lucros, os prejuízos, entre outros aspectos fundamentais para o sucesso do negócio.

Desta forma, pode-se analisar a situação atual da empresa, o que permite maior facilidade na tomada de decisões e na formulação de estratégias novas.

7. Invista na terceirização logística

Uma recomendação é avaliar a possibilidade de uma logística terceirizada em seu negócio. Atualmente, há no mercado uma grande variedade de empresas que oferece estes serviços. É importante escolher a mais adequada aos interesses e necessidades da sua organização.

A terceirização gera diversas consequências positivas, como simplificação dos processos da empresa, melhorias na experiência do cliente e, principalmente, redução de custos logísticos.

8. Faça a previsão de demanda

A previsão de demanda pode ser realizada com base nos dados da área comercial (histórico de vendas e análise do comportamento do mercado) e da gestão de estoques (giro dos produtos).

Ao cruzar essas informações, torna-se possível criar estimativas de qual será a procura dos clientes nos próximos períodos e organizar a aquisição de novos produtos. Assim, a composição do estoque passa a se basear na realidade do negócio, evitando problemas como faltas, excessos e desperdícios.

Tudo isso influencia diretamente nos custos operacionais, na redução de perdas e prejuízos e na otimização do gasto do capital de giro do negócio.

9. Utilize a curva ABC na gestão de estoque

A curva ABC é um método de análise de estoque que classifica os itens por relevância, de acordo com o impacto que as vendas geram no faturamento, no lucro e no giro.

Por meio dessa divisão, fica mais fácil identificar a composição ideal do estoque e evitar problemas como obsolescência, altos custos de manutenção de estoque e prejuízos com a aquisição de itens que ficarão parados.

10. Acompanhe indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (KPIs) são ferramentas de gestão que ajudam a identificar os resultados dos processos. Eles ajudam a reduzir os custos logísticos por meio da identificação de falhas e oportunidades de melhoria. Sendo assim, deve-se acompanhar métricas como:

A redução de custos logísticos é crucial para a sobrevivência e competitividade de uma empresa no mercado, mas deve ser feita com planejamento e de forma estruturada. O ideal é realizar análises antes de tomar decisões, visando evitar ações que diminuam os gastos, mas comprometem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Quer saber mais sobre redução de custos logísticos e eficiência? Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas agora mesmo!

Sair da versão mobile