Ícone do site Blog Logística

Centro de Simuladores da Petrobras terá tecnologia de ponta

Neste mês, a Petrobras inaugura o Centro de Simuladores. A nova estrutura concentra um conjunto de equipamentos para elevar o nível de treinamento e qualificação dos profissionais que atuam a frota da Transpetro, braço de logística da petroleira.

A tecnologia utilizada foi toda desenvolvida no Brasil, em parceria de pesquisadores da USP e do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da UFRJ. O Centro de Simuladores conta com oito simuladores de náutica e um de máquinas que permitem à equipe envolvidas nas embarcações simular todas as operações de um navio.

Os equipamentos utilizados são os mesmos das embarcações e tem a capacidade de reproduzir o ambiente real, tanto em alto mar como em manobras de entrada, atracação e saída de portos.

Com o novo Centro de Simuladores, a Petrobras e a Transpetro evidenciam que os investimentos logísticos vão mais do que na pura construção de novas embarcações ou portos. A logística depende de investimentos em tecnologia para elevar a produtividade dos profissionais e da operação como um todo da estrutura instalada.

Os equipamentos do Centro foram baseados nos próprios navios da Transpetro, garantindo que os treinamentos sejam uma simulação muito próxima das atividades rotineiras. Os grupos de treinamento incluem um comandante, um timoneiro e dois oficiais e são acompanhados por psicólogos para simularem situações diversas.

As simulações incluem situações de alto risco e diferentes complexidades, como falhas em equipamentos ou tempestades. Os treinamentos são monitorados por meio de câmeras para avaliação de desempenho dos participantes.

Sair da versão mobile