Ícone do site Blog Logística

Brasil reduz taxa de Desmatamento na Amazônia


Uma boa notícia em termos de preservação ambiental acaba de ser divulgada. A taxa de desmatamento na Amazônia, no período entre agosto de 2012 e julho de 2013 foi de 5.891 km². Com isso, registrou-se a segunda menor taxa de desmatamento na região nos últimos 25 anos. A diferença entre a estimativa divulgada pelo governo em novembro de 2013 (5.843km2) e o número consolidado pelo Inpe foi menor que 1%.

Com esse bom resultado o Brasil deixou de 516 milhões de toneladas de CO² e poderá receber cerca de US$ 2,5 bilhões em pagamentos pela redução de emissões de desmatamento alcançada na região da Amazônia Legal, baseado em dados do Fundo Amazônia, que adota o valor de US$5,00 por tonelada de CO2 para captação de recursos de doações vindos de governos estrangeiros, organizações não governamentais e empresas que apoiam o fim do desmatamento.

A notícia é ainda mais animadora, pois além de confirmar a redução da taxa de desmatamento no período observado, também revelou uma redução de 79% desde o ano de 2004, quando foi implantado o Plano de Ação para Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal.

Pelo segundo ano consecutivo o estado que apresentou a menor taxa de desmatamento de florestas entre os nove estados que compõem a Amazônia foi o Amapá, com 23 quilômetros quadrados de área desmatada, quantidade três vezes menor que a do Tocantins que ficou com a segunda posição. Esses números, segundo o Inpe, são usados pelo Governo Federal para a implantação de políticas públicas para as regiões.

Já os estados com as maiores taxas de desmatamento foram Pará, com 2.346 km² e o Mato Grosso, com 1.139 Km².

Os dados servem para mensurar o impacto das ações que visam reduzir a taxa de desmatamento em cada estado, favorecendo sua reestruturação ou a adoção de medidas mais efetivas para garantir a preservação, algo extremamente importante para o equilibro ambiental.

O Blog Logística aplaude as iniciativas de preservação do meio ambiente.

Sair da versão mobile