A fabricante americana de aeronaves Boeing realizou no dia 02/12 o primeiro voo no mundo utilizando o “diesel verde”, biocombustível feito a partir de óleos vegetais, resíduos de óleo de cozinha e gordura animal. O feito foi realizado pelo ecoDemonstrator 787, modelo de testes da fabricante, utilizando 15% do biocombustível e 85% à base de petróleo na turbina esquerda.
Em 2011, a Boeing já havia constatado a semelhança química entre o diesel verde com o HEFA (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados), biocombustível aprovado para aviação.
No entanto, as possibilidades ainda são limitadas. Com capacidade de produção de 800 milhões de galões nos EUA, Euro e Ásia, o diesel verde poderia suprir no máximo 1% da demanda global de combustíveis para aeronaves. Nos EUA, incluindo incentivos fiscais, o custo no atacado do combustível é de cerca de US$ 3 por galão, próximo ao convencional.
Para a diretora de Estratégia e Integração Ambiental da Boeing Julia Felgar, o diesel verde é uma oportunidade para tornar combustíveis sustentáveis disponíveis a preços melhores. A empresa irá disponibilizar dados dos voos para apoiar a aprovação do combustível na aviação comercial.
O diesel verde pode reduzir as emissões de carbono de 50 a 90% comparado aos combustíveis tradicionalmente utilizados na aviação. O biocombustível foi fornecido para a Boeing pela finlandesa Neste Oil.