Ícone do site Blog Logística

As vantagens da contagem cíclica na logística

A verificação do inventário é um processo complexo que exige a implementação de sistemas que podem ser caros demais para empresas menores. No então, a contagem física ainda é um processo necessário. Uma opção que facilita o processo é a utilização de processos contínuos: acontecem durante todo o ano, focados em pequenas porções de produtos gradativamente de forma menos interruptiva às operações diárias de logística.

A contagem cíclica possibilita precisão dos processos e pode ser utilizada para focar em itens de maior valor, maior taxa de movimentação ou críticos os processos da empresa.

Benefícios da contagem cíclica

Menor interrupção – A contagem cíclica como parte dos processos contínuos da logística diminuem a interrupção das operações de armazém. Em verificações anuais, toda a estrutura é paralisada para focar no processo. Uma contagem de cargas menores de inventário possibilita uma precisão maior da atividade, interrompe menos os processos diários e aumenta a comunicação entre o time.

É beneficiado por processos básicos de melhoras do armazém – Processos simples, como separação e descarte de caixas assim que os produtos chegam ao armazém irão garantir um ambiente mais organizado e de melhor locomoção. O esforço do descarte já garante, imediatamente, uma grande economia de tempo para as contagens.

Maior convicção nas decisões de compra – Ao implementar contagens cíclicas, a empresa passa a acessar o inventário continuamente. Tendo informações de pequenos segmentos do armazém, as decisões de compra têm suporte de informações mais precisas. Essas informações possibilitam um melhor planejamento de compras para estoque.

Diminuir discrepâncias – Com a diminuição do tempo entre as contagens, a empresa diminui a quantidade de tempo entre erros que possam ter sido cometidos. Contagens menores e mais frequentes possibilitam a identificação mais rápida de erros. Uma outra dica é checar os produtos de maior movimentação juntos.

Manter inventário como uma prioridade da empresa – O inventário de produtos pode ser uma das atividades mais trabalhosas dentro de um armazém. Implementar contagens menores pode diminuir o estresse do processo e possibilita a equipe de operações enxergar a precisão das informações do estoque como parte vital do negócio, possibilitando gerar informações valiosas para o empresário.

Contagens anuais consomem mais tempo e recursos – Se verificar o estoque no fim de ano parece ser um planejamento interessante, para iniciar o novo ciclo com a “casa em ordem”, eles consomem um tempo de trabalho muito grande, além de envolver uma porcentagem alta da equipe no processo.

A produtividade do armazém é otimizada com contagens cíclicas, que propiciam velocidade de processos, dedicação e maior comunicação entre as equipes.

Sair da versão mobile