Ícone do site Blog Logística

Amazônia terá dirigíveis no transporte de carga

Após entrar em desuso nas últimas décadas, os dirigíveis podem ser uma velha novidade nos céus brasileiros. Algumas empresas têm estudado a possibilidade de usar essas aeronaves no transporte de cargas na Amazônia. O dirigível pode ser uma solução de logística frente aos problemas estruturais de transporte na região.

Apesar de não voarem a uma velocidade muito alta e ter um custo elevado, alguns contratos já foram fechados. A empresa brasileira Airship vai produzir dirigíveis para a Eletronorte utilizar no transporte de funcionários e cargas de equipamentos e torres de transmissão.

A principal vantagem dos dirigíveis é no transporte de produtos com alto valor agregado e volume. Um avião de carga que leva computadores, por exemplo, acaba transportando uma carga inferior à sua capacidade por limitações de espaço. Outra vantagem é que os dirigíveis não necessitam de pistas de pouso, o que facilita a chegada em áreas isoladas.

Os modelos atuais são movidos a gás hélio, que não é inflamável, ao contrário dos antigos que utilizavam hidrogênio. O modelo ABD-3, que será usado no Norte, voa em altitudes de até 500 metros, podendo atingir 120 km/h com capacidade de transporte de 30 toneladas.

Essas aeronaves medem 130 metros de comprimento e 35 de diâmetro. Para efeito de comparação, um Boeing 747-8 é menor, com 76,4 metros de comprimento, mas voa mais rápido (913 km/h) e suporta até 135 toneladas de carga.

Ainda há a previsão de que essas aeronaves sejam usadas na carga de grãos e no monitoramento de fronteiras.

Sair da versão mobile