Cada vez mais empresas estão se tornando adeptas às práticas sustentáveis, e com a Alcoa não é diferente. Essa iniciativa, que ainda não envolve todos os segmentos da economia, é bastante viável para ligar todos os elos da cadeia logística, desde a produção até o destino final.
Líder mundial na produção de alumínio primário, a Alcoa tem uma política de sustentabilidade que abrange todos os modais, mas o transporte rodoviário de cargas é o que tem maior impacto na cadeia logística da empresa. De acordo com o gerente corporativo América Latina da Alcoa, Hércules Schwether, isso se deve ao fato de a empresa integrar uma grande operação de escoamento de matéria prima e produto acabado.
Hércules afirma também que para alcançar o alto nível de relacionamento com os parceiros da empresa e tê-los como coparticipe de boas práticas, é necessário que seja mantido um processo de aferição, que contém questionários, visitas técnicas, métricas e auditorias.
Contratação de transportadoras
A etapa de qualificação penetra mais fundo nos conceitos e regras pré-definidas da Alcoa na hora de contratar uma transportadora. A empresa define os indicadores de desempenho mês a mês, avaliando os pontos positivos e negativos de cada uma, como os acidentes e roubo de cargas, por exemplo.
A Alcoa também considera as capacidades técnica, administrativa e comercial das transportadoras. Na pré-seleção, são feitas as visitas técnicas – momento em que a empresa conhece o sistema de qualidade, controles e processos de trabalho, programas ambientais e as regras de contratação de autônomos das empresas de transporte.
Dentre os itens exigidos das transportadoras pela Alcoa estão: check list dos pneus, validade da carta de motorista, uniforme, apresentação, EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), extintores, itens do veículo (retrovisores, triângulo de segurança, macaco, chave de rodas), tacógrafo, alarme de ré dos veículos, entre outros.
Fonte: Terra