O e-commerce brasileiro segue crescendo nos últimos anos. Como mostramos em infográfico, o setor teve 24% de crescimento em faturamento em 2014. E como um dos grandes investidores em logística no país, o segmento depende que a estrutura e serviços de armazenamento e transporte operem com eficiência para a evolução do negócio.
Um dos problemas recentes do setor é a chamada “última milha”, a rota final de entrega, entre Centro de Distribuição para o consumidor. Esta última etapa do processo tem custo de até 20% do valor logístico. Ou seja, é um fator de grande relevância no resultado das empresas, principalmente as que operam com produtos de menor valor.
E para otimizar essa perna final do processo logístico, as empresas da área tem investidos em diferentes frentes. A alemã DHL, considerada maior operadora logística do mundo, mantem um programa de Big Data focado justamente na última milha. Os veículos de entrega da empresa contam com informações chave como condições de tráfego e clima, possibilitando a melhor escolha de trajeto, evitando ao máximo problemas imprevistos.
Para completar, esses dados são cruzados com informações como a presença do receptor no local da encomenda. Caso esteja ausente, a rota é recalculada para o endereço da próxima encomenda. Isso propicia redução de percurso e de gasto de combustível.
Nem todas as empresas têm condições de arcar com os custos de serviços com essa quantidade de tecnologia envolvida. Cerca de 81% das empresas de e-commerce ainda utilizam os Correios como opção de entrega, o que já tira da empresa boa parte do controle do processo logístico.
Existem algumas opções alternativas para atender ao problema da última milha, como plataformas que conectam o e-commerce a serviço sob demanda de entrega. Essas plataformas oferecem ferramentas de controle em computadores e aplicativos mobile. A melhora do processo de controle, por meio de tecnologia, deve aumentar a credibilidade desse tipo de serviço.
A última milha tem papel crítico na logística. A demora na entrega ainda é apontada por um dos principais problemas que o e-commerce enfrenta. As empresas que conseguirem otimizar essa etapa terão maiores chances de abocanhar a fatia de mercado que ainda não deposita tanta confiança no setor.