Ícone do site Blog Logística

O que você precisa saber sobre o armazenamento de cargas perigosas?

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o Brasil foi o primeiro país da América Latina a criar uma legislação referente ao transporte e armazenamento de cargas perigosas.

As intenções que guiaram a criação do documento em 1983 continuam vigentes nos dias atuais: proteger o meio ambiente e a população dos perigos inerentes à movimentação de produtos como combustíveis, resíduos industriais e produtos infamáveis.

A seguir, confira alguns procedimentos de segurança que podem ser implementados nas fases de armazenamento, embalagem, manuseio e durante o transporte. É importante destacar que até mesmo as estratégias mais simples podem obter resultados significativos. Boa leitura!

Sinalização adequada

Os avanços industriais mais modernos resultaram em componentes altamente eficientes quando aplicados ao processo produtivo. Contudo, é importante lembrar que há riscos associados ao manipular esses materiais. Podemos classificar algumas substâncias em:

Por isso, veículos utilizados para transportar esses materiais químicos devem conter o rótulo de risco e o painel de segurança.

Treinamento dos condutores

Recrutar motoristas capacitados para lidar com o armazenamento de cargas perigosas em veículos é fundamental para a prevenção de acidentes. O curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP) é obrigatório nesse caso, pois os condutores são instruídos sobre os cuidados com a mercadoria e os principais riscos da operação.

Além disso, é preciso adotar medidas adicionais, como treinamentos e atividades de reciclagem nos casos de caminhoneiros com certificação vencida.

Planejamento da viagem

Em muitos casos, é recomendado que as viagens de veículos carregados com produtos químicos sejam realizadas durante o dia. Essa prioridade garante que o motorista esteja em boas condições físicas para dirigir entre as jornadas de trabalho.

Além disso, é importante que percurso do motorista evite áreas populosas, reservas ambientais e reservatórios de água. A mesma regra deve ser aplicada aos locais de parada, uma vez que o risco de contaminação para certos materiais é elevado.

Separação dos produtos no armazém

Os cuidados com os materiais de natureza perigosa são bem diferentes do tratamento adotado para os demais produtos. Os tipos de embalagens são construídos com o intuito de garantir a completa vedação para evitar vazamentos. Os materiais radioativos, por exemplo, são mantidos em câmaras completamente blindadas para prevenir o seu contato com o ambiente externo.

É recomendado que produtos perigosos sejam segregados em espaços protegidos, com a estrutura necessária para o cumprimento das normas de segurança de manuseio e acondicionamento.

A utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) é uma exigência sobre os profissionais da área. Para aumentar a proteção durante a operação logística, devem ser providenciados estacionamentos exclusivos para veículos transportadores de produtos perigosos.

Acondicionamento nos veículos

A forma de acondicionamento no veículo também impacta a segurança do armazenamento. Uma carga acomodada de forma inadequada pode comprometer a estabilidade do caminhão e resultar em acidentes graves.

Essa situação é mais frequente com caminhões-tanque, pois a súbita movimentação do líquido pode causar a perda de controle e colisões. Por esse motivo, ao embarcar a carga, deve-se avaliar a condição das rodovias e planejar formas de contornar os potenciais obstáculos.

Portanto, o controle rígido do armazenamento de cargas perigosas é fundamental para o cumprimento da regulamentação, além de evitar acidentes nas estradas. O cuidado com esse armazenamento é importante para a integridade das empresas e da sociedade.

Agora que você já conhece a importância da segurança no seu armazém, está na hora de conhecer as soluções de galpões e plantas industriais que nós oferecemos. Entre em contato conosco!

Sair da versão mobile