Ícone do site Blog Logística

Tipos de ações logísticas para a gestão de estoque hospitalar

A logística hospitalar permite um gerenciamento capaz de reduzir os impactos negativos com a prática de alguns tipos de ações que são fundamentais para o crescimento da instituição. E um deles está na implementação de uma nova cultura e uma nova sistêmica nos depósitos e almoxarifados.

Dessa forma, quando se tem uma logística apropriada de estoque, dois problemas que acontecem com maior frequência são extintos: o desperdício de materiais e medicamentos vencidos e abastecimentos emergenciais. Portanto, é importante obter um planejamento de estoque para proporcionar a redução dos custos operacionais e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Saiba agora quais os tipos de ações logísticas para a gestão de estoque hospitalar que contribuirão para a melhoria dos seus processos. Continue a sua leitura e confira!

Utilizar boas práticas no armazenamento

O uso ideal do espaço disponível para a estocagem dos materiais e insumos necessita de uma avaliação das cargas, das estruturas e dos níveis de armazenagem e dos recursos mecânicos que serão empregados.

No entanto, os critérios para realizar o armazenamento devem seguir os parâmetros de: oxidação, fragilidade, volatização, explosividade, combustibilidade, intoxicação, corrosão, radiação, inflamabilidade, peso, volume e forma.

Nesse sentido, a disposição dos materiais não é estabelecida por regras restritas e, por isso, é relevante averiguar os parâmetros acima para adotar pela alternativa mais cabível, que atenda melhor ao fluxo de materiais, como armazenamento por: frequência, tamanho, área externa, coberturas alternativas quando não for possível a ampliação do almoxarifado.

O sistema de endereço é muito importante para otimizar a localização de materiais, além de, se necessário, determinar os meios adequados que facilitam as operações de movimentação e estocagem.

Contar com uma infraestrutura tecnológica

A admissão de tecnologias apropriadas para a logística hospitalar contribui no aumento da eficiência da gestão organizacional como um todo. Com a implantação de sistemas de gestão de estoque é possível integrar todos os setores e departamentos da instituição.

Então, o fluxo de informações torna-se hábil e seguro, refletindo positivamente na produtividade e no desempenho de todas as repartições do hospital. Nessa perspectiva, as chances de erros e falhas são mínimas, pelo fato de o preenchimento de dados e de formulários de controle passar a ser automatizado.

Empregar logística reversa

Com a logística reversa, a organização pode fazer a devolução dos insumos e dos medicamentos não usados ou, até mesmo, compartilhar esses materiais com outras unidades de saúde. Portanto, formar parcerias com instituições privadas ou públicas é fundamental para possibilitar a integração dos sistemas de controle de estoque. Dessa forma, os insumos poderão circular de maneira a atender à demanda da população e não acabarem estragando nos depósitos por falta de uso.

Trabalhar com relatórios real time

Os relatórios real time são documentos que apresentam informações, por meio de indicadores e projeções, de todo o mapeamento do fluxo de gestão de estoque. Sendo assim, essa ferramenta auxilia no controle do armazenamento e das demandas, possibilitando realizar novas compras moderadas de acordo com a antecedência necessária.

A logística hospitalar é, sem dúvida, um método elementar para preservar os padrões de excelência, garantir o bom desempenho da empresa e a excelência na prestação do serviço de gestão de estoque, além de uma gestão financeira eficiente. Colocando esses tipos de ações em prática, você terá uma melhora na eficácia das operações e do controle sobre os insumos, materiais e medicamentos empregados, dessa forma, auxiliando na otimização dos processos.

A LOG CP é a empresa ideal para potencializar o sucesso de seus empreendimentos industriais. Além de fazer com que seu trabalho prossiga com a incessante busca por valor agregado, inovação, sustentabilidade e métodos para redução de prazos e custos, com vistas em otimizar os resultados. 

Para saber melhor sobre nossos serviços, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

Sair da versão mobile