A recepção de mercadorias é o processo que acontece quando os produtos adquiridos por meio de seus fornecedores chegam até a sua empresa. Esse processo se dá pelas seguintes etapas:
- agendamento da entrega;
- identificação da mercadoria;
- verificação das notas fiscais;
- inspeção de avarias;
- separação ou reorganização de mercadorias;
- sistematização da gestão do estoque.
Pode parecer um processo habitual, porém o recebimento de mercadorias é um procedimento complexo e trabalhoso, o que requer muita atenção do colaborador. Afinal de contas, algumas fraudes e falhas podem impactar as finanças e a produtividade da organização, como divergências entre: a compra e o preço negociado, quantidade, informações constadas em nota, local de entrega, dados cadastrais, entre outras coisas.
Diante desses desafios, este artigo tem como objetivo apresentar 5 dicas para otimizar o processo de recepção de mercadorias nos galpões de armazenamento. Acompanhe a leitura e confira!
Crie procedimentos
Um problema comum identificado em processos de recebimento de mercadorias é a inexistência de um bom planejamento. A ausência de procedimentos definidos que os colaboradores possam executar na chegada de uma mercadoria atrasa a organização e gera custos para a empresa.
Portanto, é preciso criar um método para que haja melhor supervisão do trabalho, a fim de reduzir desvios, erros e uma série de falhas ocasionadas pela conduta inapropriada de um funcionário.
Tenha um agendamento de entrega
Trabalhar com o agendamento de entrega de mercadorias é um meio de otimizar o espaço tanto para o recebimento quanto para a estocagem dos produtos. O proveito da mão de obra contribui, por exemplo, para o planejamento de promoções e vendas.
Capacite sua equipe
Ter funcionários treinados é um dos princípios para maximizar a produtividade desse processo. Um profissional preparado é mais analítico e estratégico diante dos problemas e tem capacidade de exercer suas funções de forma mais precisa e eficaz.
Em razão disso, é relevante capacitar e conscientizar a equipe para realizar a comparação entre o pedido, a nota e a inspeção das condições gerais da carga recebida.
Integre os setores
Para o sucesso de uma empresa, é preciso haver integração entre todos os departamentos. Assim, trabalhando em conjunto e de forma mais harmônica, é mais fácil atingir um resultado eficiente.
Portanto, a logística deve estabelecer comunicação com todos os setores, principalmente com o departamento de transporte, compras e vendas. Uma vez que isso ocorre, o recebimento de mercadorias é mais coerente e rápido, contribuindo para que a organização mantenha seus estoques abastecidos. Isso afeta diretamente a satisfação de seus clientes.
Conte com a ajuda da tecnologia
Muitos pensam que modernizar uma organização é apenas um método de sofisticar seus processos, mas, na verdade, isso está diretamente ligado à simplificação das tarefas operacionais. Dessa forma, a tecnologia pode ser um fator decisivo e um diferencial para alcançar maior produtividade.
Com o emprego de uma tecnologia de ponta, você pode adquirir soluções que viabilizam as atividades de agendamento, gestão de estoque e conferência de nota fiscal, além de reduzir o índice de erros na tributação. Todos esses fatores tornam o recebimento de mercadorias mais ágil.
No entanto, quando uma organização opta por não otimizar o processo de recebimento de mercadorias, ela pode estar provocando prejuízos em seu faturamento e em suas atividades operacionais.
Desse modo, os impactos em produtividade e orçamentos produzem ineficiência da gestão de estoque, gerando um ciclo vicioso. Contudo, o emprego dessas dicas pode tornar a recepção das mercadorias mais dinâmica, eficaz e produtiva.
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