Ícone do site Blog Logística

O que são Planos de Gestão de Logística Sustentável?

O conceito de sustentabilidade está cada vez mais em alta — e tem feito com que pessoas e empresas mudem alguns hábitos, promovendo redução no consumo, de desperdícios e tomando decisões mais conscientes sobre os impactos que elas causam no ambiente, por exemplo.

Dentro do contexto de negócios, existem os Planos de Gestão de Logística Sustentável, e é sobre eles que vamos falar em nosso post de hoje. Quer saber mais sobre o tema? Então continue nos acompanhando!

O que é a logística sustentável?

A logística sustentável — também chamada de logística verde — é gerida por meio de princípios que visam promover a sustentabilidade ambiental. Isso quer dizer que as empresas devem se responsabilizar pelo destino dos produtos e resíduos que são gerados, e criar meios de reduzir o impacto que eles causam no ambiente.

Ou seja: é preciso promover o descarte adequado, disponibilizar os itens para reciclagem, diminuir o consumo e os desperdícios, etc.

O que são os Planos de Gestão de Logística Sustentável, afinal?

Os Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) são ferramentas que dão suporte ao planejamento e possuem responsabilidades e metas bem definidas. Por meio deles, as empresas estabelecem práticas voltadas para a sustentabilidade e para a promoção de gastos mais conscientes.

De maneira resumida, ele é um conjunto de métodos, objetivos, prazos e critérios de avaliação que visam identificar, organizar e sistematizar boas práticas — que ajudam a tornar as operações sustentáveis.

Dentre alguns objetivos do plano, podemos citar a promoção da sustentabilidade ambienta e das melhores práticas de ecoeficiência, melhoria do aproveitamento dos recursos e criação de parcerias que ajudem na reciclagem ou no descarte correto dos materiais.

Para desenvolver e implementar um PLS, é preciso considerar alguns aspectos (que podem variar de empresa para empresa, mas, de maneira geral, envolvem pontos básicos). Veja:

Por que eles são tão importantes?

A criação de Planos de Gestão de Logística Sustentável são voltados para a melhoria das operações, de forma que sejam adotadas ações que diminuam os impactos sobre o meio ambiente. Contudo, as empresas também podem ser beneficiadas.

Confira a importância dos PLS:

Preservação do meio ambiente

As mudanças aplicadas ajudam a diminuir o impacto no ambiente, tanto na emissão de poluição, quanto dando a destinação correta aos materiais. Isso, como dito anteriormente, pode ser feito por meio da reutilização, da reciclagem, ou da destinação adequada.

Adaptação à legislação

Ao mesmo tempo em que a preocupação com o meio ambiente tem aumentado, leis têm sido criadas, com exigências rigorosas a respeito da emissão de gases e o descarte de produtos, por exemplo.

Com isso, as fiscalizações têm ficado mais intensas, e o papel dos Planos de Gestão de Logística Sustentável é contribuir para que as empresas consigam adaptar as suas operações.

Melhora da imagem da empresa no mercado

Como a consciência ambiental vem aumentando entre as pessoas, é possível explorar o marketing empresarial usando o conceito de “empresa sustentável” ou “empresa verde”.

Dessa forma, os consumidores passam a ter uma visão mais positiva do negócio — o que ajuda a promover sua marca e conquistar um público maior!

Como você pode ver, os Planos de Gestão de Logística Sustentável são uma maneira das empresas aprimorarem os seus processos, reduzir os desperdícios, operar de maneira mais consciente sobre os impactos que causa e, por consequência, tornar-se ecoeficiente.

Gostou do post e quer continuar acompanhando os conteúdos que lançamos aqui no blog? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Sair da versão mobile