Ícone do site Blog Logística

Como lidar com o armazenamento de produtos hospitalares?

Seguir boas práticas para o armazenamento de produtos hospitalares é fundamental para qualquer empresa do setor. Afinal, são materiais que merecem cuidados especiais e um pequeno erro pode trazer não só prejuízos financeiros como, também, administrativos.

Os órgãos fiscalizadores determinam uma série de critérios para o manuseio, distribuição e armazenamento de medicamentos, drogas e outras substâncias. E, além de estar em dia com essas condições, é importante atentar-se a outros fatores para garantir máxima eficiência na rotina de trabalho.

Para facilitar o dia a dia da sua empresa e evitar a ocorrência de falhas, apresentaremos algumas dicas de como lidar com o armazenamento de produtos hospitalares. Continue com a gente e confira!

Confira as normas vigentes e às instruções dos fabricantes

Quando se trata de armazenamento de produtos hospitalares, o primeiro passo é garantir que todas as normas exigidas pelos órgãos competentes sejam seguidas. Ainda que pareça uma dica óbvia, é importante lembrá-la — afinal, o menor descuido pode ser suficiente até para interditar o local.

Nesse sentido, você deve observar as regras e as instruções sobre armazenamento dos produtos. Cada item apresenta condições próprias para o transporte, armazenagem e distribuição, bem como critérios para manuseios e até do uso de EPIs.

Além disso, é preciso se certificar quanto às recomendações sobre o local e o contato com outros medicamentos ou produtos químicos.

Treine o pessoal com as boas práticas de armazenamento de produtos hospitalares

Todos os profissionais envolvidos com o armazenamento de insumos e medicamentos precisam ser devidamente treinados e conhecerem as boas práticas que envolvem esse trabalho, por exemplo:

Além disso, áreas como vestuário, sala de descanso e alimentação, utilizados por esses colaboradores, devem estar adequados às condições de trabalho e oferecer elementos corretos tanto de proteção individual quanto coletiva.

É preciso, também, atualizar a todos quanto às leis e exigências vigentes, tanto em questão das FISPQ (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos) quanto dos regulamentos municipais, estaduais, nacionais ou internacionais.

Escolha as câmaras adequadas e defina os critérios para armazenagem

A escolha certa das câmaras de refrigeração faz toda diferença na conservação dos produtos. Embora todas estejam direcionadas ao mesmo objetivo, cada uma atende às exigências específicas dos medicamentos. É imperativo evitar armazenamentos equivocados.

Outro ponto de atenção fica por conta do espaço a ser utilizado. Produtos hospitalares geralmente são adquiridos em grandes quantidades, então é preciso definir critérios para que nenhum item se perca ou se torne obsoleto dentro das câmaras. Entre os princípios avaliativos, você pode escolher:

Claro, também é possível considerar o fluxo dos materiais para definir a disposição dentro do local de armazenagem, facilitando tanto o processo de controle de produtos quanto o giro de utilização.

Seguindo as normas e instruções dos órgãos competentes e dos fabricantes, a sua empresa pode definir os parâmetros que sejam mais convenientes para o negócio.

Enfim, essas foram as nossas dicas para facilitar a rotina da sua equipe com o armazenamento de produtos hospitalares. Além dos passos apresentados, é interessante contar com os parceiros corretos para otimizar o trabalho, como a LOG CP, que é uma excelente alternativa dentro do setor.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades.

Sair da versão mobile